Palestrantes

Palestrantes confirmados

Profa. Dra. Andréia Inamorato dos Santos (Lattes)

Andréia é consultora internacional em educação a distância e tecnologia educacional, bem como pesquisadora em recursos e práticas educacionais abertas. Possui artigos e capítulos de livros publicados na área de educação, particularmente em Recursos Educacionais Abertos (REA), incluindo um relatório nacional publicado pela UNESCO IITE. É pesquisadora consultora em REA do Projeto OportUnidad no Brasil, co-financiado pela Comissão Européia, bem como membro do seu comitê gestor. No Brasil, o projeto tem parceria com a Universidade Federal Fluminense. É também consultora da Universidade Mackenzie em educação a distância, em São Paulo. Possui doutorado pela Open University do Reino Unido. Sua tese na área de tecnologia educacional trata dos discursos do ensino e aprendizagem online. Mestre em tecnologia educacional pela mesma instituição (2003). Na Open University, trabalhou como pesquisadora nos projetos REA OpenLearn e OLnet. Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (2001). Foi professora de graduação em língua inglesa e literaturas inglesa e norte-americana (1997-2001).

Clique aqui para visualizar o Blog de Andréia Santos.


Prof. Murilo Matos Mendonça (Lattes)

Murilo Mendonça é Gerente de Relações Internacionais e Coordenador REA na UnisulVirtual
, o campus de educação a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Brasil. A UnisulVirtual possibilita que seus alunos utilizem recursos tecnológicos digitais para manterem contato com seus professores, colegas de classe bem como áreas administrativas da instituição, além de acessarem conteúdos e atividades de aprendizagem. Murilo representa o Brasil no OpenCourseWare Consortium (OCWC) e na Associação de Universidades Globais na Educação a Distância (Global Universities in Distance Education Association, GUIDE). Murilo é também Pesquisador Associado na Open University do Reino Unido. Bacharel em Ciências da Agricultura e Mestre em Liguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina.




Foto de Adriana Bruno
Profa. Dra. Adriana Bruno (Lattes)

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora Adjunta do Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES) junto à PROGRAD-UFJF e coordena os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com dezoito pesquisadores e estudiosos, envolvidos em investigações sobre a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede. Também atua como pesquisadora da rede internacional de pesquisa COLEARN (Collaborative Open Learning - Comunidade de Pesquisa sobre Aprendizagem Colaborativa e Tecnologias, Open University). Experiente na área de Educação, pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: Formação de professores, Educação online e cibercultura, Didática, Aprendizagem de adultos, Neurociência e neuropsicologia, Linguagem emocional e Educação, mídias e tecnologias.

Clique aqui para visualizar o site de Adriana Bruno.